GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
A energia movimenta a indústria e os meios de transporte, viabiliza as atividades comerciais e de serviços e alimenta uma parafernália de equipamentos domésticos e pessoais, como os telefones celulares, os relógios à bateria, equipamentos de som, computadores e eletrodomésticos. É transportada por gasodutos, linhas de transmissão, rodovias, ferrovias e navios. No entanto, a energia encontrada na natureza precisa ser transformada nas refinarias de petróleo, nas usinas hidrelétricas, nas termelétricas, nas termonucleares, nas carvoarias que transformam a lenha em carvão vegetal etc.
Em uma época em que o aquecimento global e a poluição ambiental são fatos incontestáveis, a necessidade de alteração da matriz energética tornou-se prioritária. Há consenso de que a solução dessa questão ambiental e o controle sobre o risco de escassez de energia num futuro não distante estão no desenvolvimento e na maior utilização de fontes não convencionais.
Fontes convencionais ou alternativas são aquelas que ainda são utilizadas em pequena quantidade e que estão em fase de desenvolvimento para a obtenção de maior eficácia, como é o caso da energia solar, da biomassa, dos ventos, do hidrogênio, entre outras.
Fonte: MENDONÇA, C. Recursos Energéticos Disponíveis no Brasil (2006)
Assinale a alternativa correta com relação aos recursos energéticos.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) congrega exclusivamente países árabes, constituindo-se numa organização essencialmente política, baseada no poder econômico possibilitado pelo domínio da exploração do mais importante dos combustíveis.
Os combustíveis fósseis, recursos finitos e não renováveis, têm os custos econômicos de sua exploração encarecidos quando a sua localização ocorre em consideráveis profundidades.
São chamadas de combustíveis fósseis as fontes energéticas geradas pela fossilização de material orgânico. Os mais importantes combustíveis fósseis são o carvão, o petróleo e os derivados do álcool.
Os maiores responsáveis pela poluição atmosférica causada pela queima dos combustíveis fósseis são os países periféricos, uma vez que as indústrias dos países tecnologicamente mais avançados já operam, em sua maioria, com a chamada "tecnologia limpa".
A queima de combustíveis fósseis provoca a liberação de gás carbônico na atmosfera, o que ocasiona o resfriamento das temperaturas globais.
O mundo contabilizou, ao final de 2014, uma potência instalada de geração de energia solar fotovoltaica de 180 GW, 40,2 GW a mais que em 2013. Os dados constam do boletim “Energia Solar no Brasil e no Mundo – Ano de Referência – 2014”, publicado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), e apontam que, em dois anos, o Brasil deverá estar entre os 20 países com maior geração de energia solar no mundo.
Assinale a(s) alternativa(s) verdadeira(s) em relação à geração solar como geradoras descentralizadas:
I) Alívio da sobrecarga e o congestionamento do sistema de transmissão.
II) A energia solar não polui durante seu uso.
III) Reduz impactos ambientais decorrentes da construção de reservatórios.
IV) Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território.
I e II.
Apenas a IV.
I, II e IV.
I, II, III e IV.
III e IV.
Com relação à energia maremotriz, analise as assertivas a seguir:
I. Apresenta um funcionamento muito semelhante ao de uma usina hidrelétrica, visto que uma barragem pode ser construída de modo a criar um reservatório que irá capturar ondas advindas do mar.
II. É uma forma de obtenção de energia elétrica a partir de regiões com alta incidência de maremotos.
III. É uma fonte de energia que não causa nenhum impacto ambiental.
IV. É uma fonte inesgotável de energia, além de não ser poluente, tendo também a seu favor a constância e previsibilidade das marés.
Qual alternativa contém apenas sentenças verdadeiras?
II, III e IV.
II e III.
I e IV.
I e III.
I e II.
“Não existe geração de energia sem impacto ambiental. Esse impacto só será reduzido, se diminuirmos o consumo”, ressalta o pesquisador da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, Gilberto Januzzi, em matéria publicada em 12/12/2004 no site . Dentre as fontes de energia indicadas a seguir, assinale a opção que apresenta a fonte alternativa de menor impacto ambiental.
Utilização de bagaço da cana e de biogás de lixo (biomassa).
Construção de usinas térmicas que aproveitam a energia do urânio e do plutônio.
Geração de energia através de grandes centrais hidrelétricas.
Construção de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).
Utilização de carvão mineral em usinas termelétricas.
Quando falamos em geração convencional de energia, normalmente, nos referimos à chamada geração centralizada, em que a atuação de grandes centrais como hidrelétricas e termelétricas é necessária, além de uma rede de linhas para transmitir e distribuir a energia, fazendo com que se alcance o consumidor final.
A geração distribuída, por sua vez, diz respeito à geração elétrica realizada por consumidores independentes, em várias centrais distribuídas geograficamente, como é o caso das microcentrais fotovoltaicas.
Retirado de: Solarvolt
Baseando-se no texto, verifique as assertivas e assinale a correta:
Na GD, a geração de energia é dividida em minigeração de potência instalada que vai de 1kW a 100 MW.
De forma mais elaborada, a geração distribuída (GD) é a produção descentralizada de energia no próprio local ou nas proximidades de onde tal energia é utilizada.
O aumento da necessidade de linhas de transmissão de energia e o caráter descentralizado do sistema fazem com que os custos e impactos ambientais próprios da geração convencional sejam evitados.
A GD aumenta os impactos ambientais advindos da construção de reservatórios e de longas linhas de transmissão para transporte de energia.
Consumidores independentes geralmente utilizam fontes renováveis de energia, tais como a energia solar, a carvão, a eólica, a biomassa e a hidráulica.
A Geração Distribuída (GD), além de ser uma área-chave para a sustentabilidade e geração de energia limpa, causa um grande impacto em todo o sistema de transmissão e distribuição de energia, uma vez que altera toda a concepção do sistema atual se tornando um tema chave de alta criticidade.
Tal impacto foi graças:
Ao sistema de telecomunicação que consegue dar suporte para os sistemas de gerenciamento e controle.
Ao advento das novas tecnologias de geração de energia de forma distribuída.
À crise hídrica que o Brasil está enfrentando.
Às usinas hidrelétricas que não têm reservatório.
A um cenário que envolve regiões distantes com uma quantidade populacional.
Leia as afirmativas a seguir, acerca do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB).
I ) Em 1997, foi criado o Conselho Nacional de Política Energética - CNPE que tem por objetivos: promover o aproveitamento racional de energia, a proteção ao consumidor em termos de preços, qualidade e oferta de produtos, a proteção ao meio ambiente, o incremento do uso do gás natural, a utilização de fontes renováveis de energia, a promoção da livre concorrência, a ampliação da competitividade e a atração de capitais para a produção de energia.
II) A partir de 2003, o governo federal projetou um novo modelo para o setor elétrico brasileiro, em consoante com Agência Nacional de Energia Életrica (BRASIL, ANEEL, 2008), em que estabeleceu regras explícitas para a contratação de energia nos ambientes livre e regulado.
III) A reformulação do setor elétrico iniciou-se em 1995, conhecida como a Lei de Concessões dos Serviços Públicos, a partir das quais foram estabelecidas as bases para um novo modelo institucional do setor elétrico.
São verdadeiras as afirmativas:
Somente I, II são verdadeiras.
Apenas a I.
Apenas a III.
São verdadeiras I,II e III.
Somente I e III verdadeiras.
Analise as assertivas a seguir sobre os componentes de um sistema de geração de energia elétrica:
I. Os principais componentes de um sistema de geração de energia elétrica são: máquina primária, geradores, transformador, sistemas de controle, comando e proteção.
II. O transformador elétrico é o componente fundamental para a compatibilização do nível de tensão de saída com o nível de tensão de entrada, ao qual o grupo gerador será ligado.
III. Para a interligação de um grupo gerador à rede de transmissão, é necessário que exista o controle da tensão de saída do gerador.
IV. Para a interligação de um grupo gerador à rede de transmissão, é não é necessário que exista o sincronismo com a rede.
A alternativa que apresenta apenas assertivas corretas é:
I e II.
II, III e IV.
III e IV.
II e III.
I, II e III.
Observe a figura a seguir:

Com relação à projeção de consumo de energia elétrica realizada pelo estudo da EPE, em 2012, denominado Projeção da demanda de energia elétrica, referente ao período de 2013 a 2022, pode-se afirmar que:
O consumo da classe comercial apresentou um leve decaimento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 12,6% em 2012, e existe uma projeção de aumento para 10,7% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 17,6%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 20,7% em 2022.
O consumo da classe comercial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 17,6% em 2012, e existe uma projeção de aumento para 20,7% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou uma leve diminuição no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 27,2%, seguido de 26,1%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 26,6% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 27,2%, seguido de 28,1%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 30,4% em 2022.
Qual das seguintes alternativas melhor define as principais características do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB)?
Opera sob autorização da presidência da república e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento regulado para garantir a gestão tarifária da energia.
Opera em conjunto com o Governo Federal, fornecendo serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
É um órgão que opera sob autorização do Governo Estadual e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
Opera sob contrato com o Governo Federal e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população de uma determinada localidade, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
Opera sob autorização do Governo Federal e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado, visando assegurar a gestão do compromisso da segurança do suprimento e modicidade tarifária no curto, médio e longo prazo.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) congrega exclusivamente países árabes, constituindo-se numa organização essencialmente política, baseada no poder econômico possibilitado pelo domínio da exploração do mais importante dos combustíveis.
Os combustíveis fósseis, recursos finitos e não renováveis, têm os custos econômicos de sua exploração encarecidos quando a sua localização ocorre em consideráveis profundidades.
São chamadas de combustíveis fósseis as fontes energéticas geradas pela fossilização de material orgânico. Os mais importantes combustíveis fósseis são o carvão, o petróleo e os derivados do álcool.
Os maiores responsáveis pela poluição atmosférica causada pela queima dos combustíveis fósseis são os países periféricos, uma vez que as indústrias dos países tecnologicamente mais avançados já operam, em sua maioria, com a chamada "tecnologia limpa".
A queima de combustíveis fósseis provoca a liberação de gás carbônico na atmosfera, o que ocasiona o resfriamento das temperaturas globais.
O mundo contabilizou, ao final de 2014, uma potência instalada de geração de energia solar fotovoltaica de 180 GW, 40,2 GW a mais que em 2013. Os dados constam do boletim “Energia Solar no Brasil e no Mundo – Ano de Referência – 2014”, publicado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), e apontam que, em dois anos, o Brasil deverá estar entre os 20 países com maior geração de energia solar no mundo.
Assinale a(s) alternativa(s) verdadeira(s) em relação à geração solar como geradoras descentralizadas:
I) Alívio da sobrecarga e o congestionamento do sistema de transmissão.
II) A energia solar não polui durante seu uso.
III) Reduz impactos ambientais decorrentes da construção de reservatórios.
IV) Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território.
I e II.
Apenas a IV.
I, II e IV.
I, II, III e IV.
III e IV.
Com relação à energia maremotriz, analise as assertivas a seguir:
I. Apresenta um funcionamento muito semelhante ao de uma usina hidrelétrica, visto que uma barragem pode ser construída de modo a criar um reservatório que irá capturar ondas advindas do mar.
II. É uma forma de obtenção de energia elétrica a partir de regiões com alta incidência de maremotos.
III. É uma fonte de energia que não causa nenhum impacto ambiental.
IV. É uma fonte inesgotável de energia, além de não ser poluente, tendo também a seu favor a constância e previsibilidade das marés.
Qual alternativa contém apenas sentenças verdadeiras?
II, III e IV.
II e III.
I e IV.
I e III.
I e II.
“Não existe geração de energia sem impacto ambiental. Esse impacto só será reduzido, se diminuirmos o consumo”, ressalta o pesquisador da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, Gilberto Januzzi, em matéria publicada em 12/12/2004 no site . Dentre as fontes de energia indicadas a seguir, assinale a opção que apresenta a fonte alternativa de menor impacto ambiental.
Utilização de bagaço da cana e de biogás de lixo (biomassa).
Construção de usinas térmicas que aproveitam a energia do urânio e do plutônio.
Geração de energia através de grandes centrais hidrelétricas.
Construção de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).
Utilização de carvão mineral em usinas termelétricas.
Quando falamos em geração convencional de energia, normalmente, nos referimos à chamada geração centralizada, em que a atuação de grandes centrais como hidrelétricas e termelétricas é necessária, além de uma rede de linhas para transmitir e distribuir a energia, fazendo com que se alcance o consumidor final.
A geração distribuída, por sua vez, diz respeito à geração elétrica realizada por consumidores independentes, em várias centrais distribuídas geograficamente, como é o caso das microcentrais fotovoltaicas.
Retirado de: Solarvolt
Baseando-se no texto, verifique as assertivas e assinale a correta:
Na GD, a geração de energia é dividida em minigeração de potência instalada que vai de 1kW a 100 MW.
De forma mais elaborada, a geração distribuída (GD) é a produção descentralizada de energia no próprio local ou nas proximidades de onde tal energia é utilizada.
O aumento da necessidade de linhas de transmissão de energia e o caráter descentralizado do sistema fazem com que os custos e impactos ambientais próprios da geração convencional sejam evitados.
A GD aumenta os impactos ambientais advindos da construção de reservatórios e de longas linhas de transmissão para transporte de energia.
Consumidores independentes geralmente utilizam fontes renováveis de energia, tais como a energia solar, a carvão, a eólica, a biomassa e a hidráulica.
A Geração Distribuída (GD), além de ser uma área-chave para a sustentabilidade e geração de energia limpa, causa um grande impacto em todo o sistema de transmissão e distribuição de energia, uma vez que altera toda a concepção do sistema atual se tornando um tema chave de alta criticidade.
Tal impacto foi graças:
Ao sistema de telecomunicação que consegue dar suporte para os sistemas de gerenciamento e controle.
Ao advento das novas tecnologias de geração de energia de forma distribuída.
À crise hídrica que o Brasil está enfrentando.
Às usinas hidrelétricas que não têm reservatório.
A um cenário que envolve regiões distantes com uma quantidade populacional.
Leia as afirmativas a seguir, acerca do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB).
I ) Em 1997, foi criado o Conselho Nacional de Política Energética - CNPE que tem por objetivos: promover o aproveitamento racional de energia, a proteção ao consumidor em termos de preços, qualidade e oferta de produtos, a proteção ao meio ambiente, o incremento do uso do gás natural, a utilização de fontes renováveis de energia, a promoção da livre concorrência, a ampliação da competitividade e a atração de capitais para a produção de energia.
II) A partir de 2003, o governo federal projetou um novo modelo para o setor elétrico brasileiro, em consoante com Agência Nacional de Energia Életrica (BRASIL, ANEEL, 2008), em que estabeleceu regras explícitas para a contratação de energia nos ambientes livre e regulado.
III) A reformulação do setor elétrico iniciou-se em 1995, conhecida como a Lei de Concessões dos Serviços Públicos, a partir das quais foram estabelecidas as bases para um novo modelo institucional do setor elétrico.
São verdadeiras as afirmativas:
Somente I, II são verdadeiras.
Apenas a I.
Apenas a III.
São verdadeiras I,II e III.
Somente I e III verdadeiras.
Analise as assertivas a seguir sobre os componentes de um sistema de geração de energia elétrica:
I. Os principais componentes de um sistema de geração de energia elétrica são: máquina primária, geradores, transformador, sistemas de controle, comando e proteção.
II. O transformador elétrico é o componente fundamental para a compatibilização do nível de tensão de saída com o nível de tensão de entrada, ao qual o grupo gerador será ligado.
III. Para a interligação de um grupo gerador à rede de transmissão, é necessário que exista o controle da tensão de saída do gerador.
IV. Para a interligação de um grupo gerador à rede de transmissão, é não é necessário que exista o sincronismo com a rede.
A alternativa que apresenta apenas assertivas corretas é:
I e II.
II, III e IV.
III e IV.
II e III.
I, II e III.
Observe a figura a seguir:

Com relação à projeção de consumo de energia elétrica realizada pelo estudo da EPE, em 2012, denominado Projeção da demanda de energia elétrica, referente ao período de 2013 a 2022, pode-se afirmar que:
O consumo da classe comercial apresentou um leve decaimento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 12,6% em 2012, e existe uma projeção de aumento para 10,7% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 17,6%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 20,7% em 2022.
O consumo da classe comercial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 17,6% em 2012, e existe uma projeção de aumento para 20,7% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou uma leve diminuição no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 27,2%, seguido de 26,1%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 26,6% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 27,2%, seguido de 28,1%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 30,4% em 2022.
Qual das seguintes alternativas melhor define as principais características do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB)?
Opera sob autorização da presidência da república e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento regulado para garantir a gestão tarifária da energia.
Opera em conjunto com o Governo Federal, fornecendo serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
É um órgão que opera sob autorização do Governo Estadual e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
Opera sob contrato com o Governo Federal e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população de uma determinada localidade, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
Opera sob autorização do Governo Federal e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado, visando assegurar a gestão do compromisso da segurança do suprimento e modicidade tarifária no curto, médio e longo prazo.
I e II.
Apenas a IV.
I, II e IV.
I, II, III e IV.
III e IV.
Com relação à energia maremotriz, analise as assertivas a seguir:
I. Apresenta um funcionamento muito semelhante ao de uma usina hidrelétrica, visto que uma barragem pode ser construída de modo a criar um reservatório que irá capturar ondas advindas do mar.
II. É uma forma de obtenção de energia elétrica a partir de regiões com alta incidência de maremotos.
III. É uma fonte de energia que não causa nenhum impacto ambiental.
IV. É uma fonte inesgotável de energia, além de não ser poluente, tendo também a seu favor a constância e previsibilidade das marés.
Qual alternativa contém apenas sentenças verdadeiras?
II, III e IV.
II e III.
I e IV.
I e III.
I e II.
“Não existe geração de energia sem impacto ambiental. Esse impacto só será reduzido, se diminuirmos o consumo”, ressalta o pesquisador da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, Gilberto Januzzi, em matéria publicada em 12/12/2004 no site . Dentre as fontes de energia indicadas a seguir, assinale a opção que apresenta a fonte alternativa de menor impacto ambiental.
Utilização de bagaço da cana e de biogás de lixo (biomassa).
Construção de usinas térmicas que aproveitam a energia do urânio e do plutônio.
Geração de energia através de grandes centrais hidrelétricas.
Construção de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).
Utilização de carvão mineral em usinas termelétricas.
Quando falamos em geração convencional de energia, normalmente, nos referimos à chamada geração centralizada, em que a atuação de grandes centrais como hidrelétricas e termelétricas é necessária, além de uma rede de linhas para transmitir e distribuir a energia, fazendo com que se alcance o consumidor final.
A geração distribuída, por sua vez, diz respeito à geração elétrica realizada por consumidores independentes, em várias centrais distribuídas geograficamente, como é o caso das microcentrais fotovoltaicas.
Retirado de: Solarvolt
Baseando-se no texto, verifique as assertivas e assinale a correta:
Na GD, a geração de energia é dividida em minigeração de potência instalada que vai de 1kW a 100 MW.
De forma mais elaborada, a geração distribuída (GD) é a produção descentralizada de energia no próprio local ou nas proximidades de onde tal energia é utilizada.
O aumento da necessidade de linhas de transmissão de energia e o caráter descentralizado do sistema fazem com que os custos e impactos ambientais próprios da geração convencional sejam evitados.
A GD aumenta os impactos ambientais advindos da construção de reservatórios e de longas linhas de transmissão para transporte de energia.
Consumidores independentes geralmente utilizam fontes renováveis de energia, tais como a energia solar, a carvão, a eólica, a biomassa e a hidráulica.
A Geração Distribuída (GD), além de ser uma área-chave para a sustentabilidade e geração de energia limpa, causa um grande impacto em todo o sistema de transmissão e distribuição de energia, uma vez que altera toda a concepção do sistema atual se tornando um tema chave de alta criticidade.
Tal impacto foi graças:
Ao sistema de telecomunicação que consegue dar suporte para os sistemas de gerenciamento e controle.
Ao advento das novas tecnologias de geração de energia de forma distribuída.
À crise hídrica que o Brasil está enfrentando.
Às usinas hidrelétricas que não têm reservatório.
A um cenário que envolve regiões distantes com uma quantidade populacional.
Leia as afirmativas a seguir, acerca do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB).
I ) Em 1997, foi criado o Conselho Nacional de Política Energética - CNPE que tem por objetivos: promover o aproveitamento racional de energia, a proteção ao consumidor em termos de preços, qualidade e oferta de produtos, a proteção ao meio ambiente, o incremento do uso do gás natural, a utilização de fontes renováveis de energia, a promoção da livre concorrência, a ampliação da competitividade e a atração de capitais para a produção de energia.
II) A partir de 2003, o governo federal projetou um novo modelo para o setor elétrico brasileiro, em consoante com Agência Nacional de Energia Életrica (BRASIL, ANEEL, 2008), em que estabeleceu regras explícitas para a contratação de energia nos ambientes livre e regulado.
III) A reformulação do setor elétrico iniciou-se em 1995, conhecida como a Lei de Concessões dos Serviços Públicos, a partir das quais foram estabelecidas as bases para um novo modelo institucional do setor elétrico.
São verdadeiras as afirmativas:
Somente I, II são verdadeiras.
Apenas a I.
Apenas a III.
São verdadeiras I,II e III.
Somente I e III verdadeiras.
Analise as assertivas a seguir sobre os componentes de um sistema de geração de energia elétrica:
I. Os principais componentes de um sistema de geração de energia elétrica são: máquina primária, geradores, transformador, sistemas de controle, comando e proteção.
II. O transformador elétrico é o componente fundamental para a compatibilização do nível de tensão de saída com o nível de tensão de entrada, ao qual o grupo gerador será ligado.
III. Para a interligação de um grupo gerador à rede de transmissão, é necessário que exista o controle da tensão de saída do gerador.
IV. Para a interligação de um grupo gerador à rede de transmissão, é não é necessário que exista o sincronismo com a rede.
A alternativa que apresenta apenas assertivas corretas é:
I e II.
II, III e IV.
III e IV.
II e III.
I, II e III.
Observe a figura a seguir:

Com relação à projeção de consumo de energia elétrica realizada pelo estudo da EPE, em 2012, denominado Projeção da demanda de energia elétrica, referente ao período de 2013 a 2022, pode-se afirmar que:
O consumo da classe comercial apresentou um leve decaimento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 12,6% em 2012, e existe uma projeção de aumento para 10,7% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 17,6%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 20,7% em 2022.
O consumo da classe comercial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 17,6% em 2012, e existe uma projeção de aumento para 20,7% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou uma leve diminuição no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 27,2%, seguido de 26,1%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 26,6% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 27,2%, seguido de 28,1%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 30,4% em 2022.
Qual das seguintes alternativas melhor define as principais características do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB)?
Opera sob autorização da presidência da república e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento regulado para garantir a gestão tarifária da energia.
Opera em conjunto com o Governo Federal, fornecendo serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
É um órgão que opera sob autorização do Governo Estadual e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
Opera sob contrato com o Governo Federal e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população de uma determinada localidade, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
Opera sob autorização do Governo Federal e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado, visando assegurar a gestão do compromisso da segurança do suprimento e modicidade tarifária no curto, médio e longo prazo.
II, III e IV.
II e III.
I e IV.
I e III.
I e II.
“Não existe geração de energia sem impacto ambiental. Esse impacto só será reduzido, se diminuirmos o consumo”, ressalta o pesquisador da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, Gilberto Januzzi, em matéria publicada em 12/12/2004 no site . Dentre as fontes de energia indicadas a seguir, assinale a opção que apresenta a fonte alternativa de menor impacto ambiental.
Utilização de bagaço da cana e de biogás de lixo (biomassa).
Construção de usinas térmicas que aproveitam a energia do urânio e do plutônio.
Geração de energia através de grandes centrais hidrelétricas.
Construção de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).
Utilização de carvão mineral em usinas termelétricas.
Quando falamos em geração convencional de energia, normalmente, nos referimos à chamada geração centralizada, em que a atuação de grandes centrais como hidrelétricas e termelétricas é necessária, além de uma rede de linhas para transmitir e distribuir a energia, fazendo com que se alcance o consumidor final.
A geração distribuída, por sua vez, diz respeito à geração elétrica realizada por consumidores independentes, em várias centrais distribuídas geograficamente, como é o caso das microcentrais fotovoltaicas.
Retirado de: Solarvolt
Baseando-se no texto, verifique as assertivas e assinale a correta:
Na GD, a geração de energia é dividida em minigeração de potência instalada que vai de 1kW a 100 MW.
De forma mais elaborada, a geração distribuída (GD) é a produção descentralizada de energia no próprio local ou nas proximidades de onde tal energia é utilizada.
O aumento da necessidade de linhas de transmissão de energia e o caráter descentralizado do sistema fazem com que os custos e impactos ambientais próprios da geração convencional sejam evitados.
A GD aumenta os impactos ambientais advindos da construção de reservatórios e de longas linhas de transmissão para transporte de energia.
Consumidores independentes geralmente utilizam fontes renováveis de energia, tais como a energia solar, a carvão, a eólica, a biomassa e a hidráulica.
A Geração Distribuída (GD), além de ser uma área-chave para a sustentabilidade e geração de energia limpa, causa um grande impacto em todo o sistema de transmissão e distribuição de energia, uma vez que altera toda a concepção do sistema atual se tornando um tema chave de alta criticidade.
Tal impacto foi graças:
Ao sistema de telecomunicação que consegue dar suporte para os sistemas de gerenciamento e controle.
Ao advento das novas tecnologias de geração de energia de forma distribuída.
À crise hídrica que o Brasil está enfrentando.
Às usinas hidrelétricas que não têm reservatório.
A um cenário que envolve regiões distantes com uma quantidade populacional.
Leia as afirmativas a seguir, acerca do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB).
I ) Em 1997, foi criado o Conselho Nacional de Política Energética - CNPE que tem por objetivos: promover o aproveitamento racional de energia, a proteção ao consumidor em termos de preços, qualidade e oferta de produtos, a proteção ao meio ambiente, o incremento do uso do gás natural, a utilização de fontes renováveis de energia, a promoção da livre concorrência, a ampliação da competitividade e a atração de capitais para a produção de energia.
II) A partir de 2003, o governo federal projetou um novo modelo para o setor elétrico brasileiro, em consoante com Agência Nacional de Energia Életrica (BRASIL, ANEEL, 2008), em que estabeleceu regras explícitas para a contratação de energia nos ambientes livre e regulado.
III) A reformulação do setor elétrico iniciou-se em 1995, conhecida como a Lei de Concessões dos Serviços Públicos, a partir das quais foram estabelecidas as bases para um novo modelo institucional do setor elétrico.
São verdadeiras as afirmativas:
Somente I, II são verdadeiras.
Apenas a I.
Apenas a III.
São verdadeiras I,II e III.
Somente I e III verdadeiras.
Analise as assertivas a seguir sobre os componentes de um sistema de geração de energia elétrica:
I. Os principais componentes de um sistema de geração de energia elétrica são: máquina primária, geradores, transformador, sistemas de controle, comando e proteção.
II. O transformador elétrico é o componente fundamental para a compatibilização do nível de tensão de saída com o nível de tensão de entrada, ao qual o grupo gerador será ligado.
III. Para a interligação de um grupo gerador à rede de transmissão, é necessário que exista o controle da tensão de saída do gerador.
IV. Para a interligação de um grupo gerador à rede de transmissão, é não é necessário que exista o sincronismo com a rede.
A alternativa que apresenta apenas assertivas corretas é:
I e II.
II, III e IV.
III e IV.
II e III.
I, II e III.
Observe a figura a seguir:

Com relação à projeção de consumo de energia elétrica realizada pelo estudo da EPE, em 2012, denominado Projeção da demanda de energia elétrica, referente ao período de 2013 a 2022, pode-se afirmar que:
O consumo da classe comercial apresentou um leve decaimento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 12,6% em 2012, e existe uma projeção de aumento para 10,7% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 17,6%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 20,7% em 2022.
O consumo da classe comercial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 17,6% em 2012, e existe uma projeção de aumento para 20,7% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou uma leve diminuição no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 27,2%, seguido de 26,1%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 26,6% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 27,2%, seguido de 28,1%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 30,4% em 2022.
Qual das seguintes alternativas melhor define as principais características do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB)?
Opera sob autorização da presidência da república e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento regulado para garantir a gestão tarifária da energia.
Opera em conjunto com o Governo Federal, fornecendo serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
É um órgão que opera sob autorização do Governo Estadual e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
Opera sob contrato com o Governo Federal e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população de uma determinada localidade, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
Opera sob autorização do Governo Federal e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado, visando assegurar a gestão do compromisso da segurança do suprimento e modicidade tarifária no curto, médio e longo prazo.
Utilização de bagaço da cana e de biogás de lixo (biomassa).
Construção de usinas térmicas que aproveitam a energia do urânio e do plutônio.
Geração de energia através de grandes centrais hidrelétricas.
Construção de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).
Utilização de carvão mineral em usinas termelétricas.
Quando falamos em geração convencional de energia, normalmente, nos referimos à chamada geração centralizada, em que a atuação de grandes centrais como hidrelétricas e termelétricas é necessária, além de uma rede de linhas para transmitir e distribuir a energia, fazendo com que se alcance o consumidor final.
A geração distribuída, por sua vez, diz respeito à geração elétrica realizada por consumidores independentes, em várias centrais distribuídas geograficamente, como é o caso das microcentrais fotovoltaicas.
Retirado de: Solarvolt
Baseando-se no texto, verifique as assertivas e assinale a correta:
Na GD, a geração de energia é dividida em minigeração de potência instalada que vai de 1kW a 100 MW.
De forma mais elaborada, a geração distribuída (GD) é a produção descentralizada de energia no próprio local ou nas proximidades de onde tal energia é utilizada.
O aumento da necessidade de linhas de transmissão de energia e o caráter descentralizado do sistema fazem com que os custos e impactos ambientais próprios da geração convencional sejam evitados.
A GD aumenta os impactos ambientais advindos da construção de reservatórios e de longas linhas de transmissão para transporte de energia.
Consumidores independentes geralmente utilizam fontes renováveis de energia, tais como a energia solar, a carvão, a eólica, a biomassa e a hidráulica.
A Geração Distribuída (GD), além de ser uma área-chave para a sustentabilidade e geração de energia limpa, causa um grande impacto em todo o sistema de transmissão e distribuição de energia, uma vez que altera toda a concepção do sistema atual se tornando um tema chave de alta criticidade.
Tal impacto foi graças:
Ao sistema de telecomunicação que consegue dar suporte para os sistemas de gerenciamento e controle.
Ao advento das novas tecnologias de geração de energia de forma distribuída.
À crise hídrica que o Brasil está enfrentando.
Às usinas hidrelétricas que não têm reservatório.
A um cenário que envolve regiões distantes com uma quantidade populacional.
Leia as afirmativas a seguir, acerca do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB).
I ) Em 1997, foi criado o Conselho Nacional de Política Energética - CNPE que tem por objetivos: promover o aproveitamento racional de energia, a proteção ao consumidor em termos de preços, qualidade e oferta de produtos, a proteção ao meio ambiente, o incremento do uso do gás natural, a utilização de fontes renováveis de energia, a promoção da livre concorrência, a ampliação da competitividade e a atração de capitais para a produção de energia.
II) A partir de 2003, o governo federal projetou um novo modelo para o setor elétrico brasileiro, em consoante com Agência Nacional de Energia Életrica (BRASIL, ANEEL, 2008), em que estabeleceu regras explícitas para a contratação de energia nos ambientes livre e regulado.
III) A reformulação do setor elétrico iniciou-se em 1995, conhecida como a Lei de Concessões dos Serviços Públicos, a partir das quais foram estabelecidas as bases para um novo modelo institucional do setor elétrico.
São verdadeiras as afirmativas:
Somente I, II são verdadeiras.
Apenas a I.
Apenas a III.
São verdadeiras I,II e III.
Somente I e III verdadeiras.
Analise as assertivas a seguir sobre os componentes de um sistema de geração de energia elétrica:
I. Os principais componentes de um sistema de geração de energia elétrica são: máquina primária, geradores, transformador, sistemas de controle, comando e proteção.
II. O transformador elétrico é o componente fundamental para a compatibilização do nível de tensão de saída com o nível de tensão de entrada, ao qual o grupo gerador será ligado.
III. Para a interligação de um grupo gerador à rede de transmissão, é necessário que exista o controle da tensão de saída do gerador.
IV. Para a interligação de um grupo gerador à rede de transmissão, é não é necessário que exista o sincronismo com a rede.
A alternativa que apresenta apenas assertivas corretas é:
I e II.
II, III e IV.
III e IV.
II e III.
I, II e III.
Observe a figura a seguir:

Com relação à projeção de consumo de energia elétrica realizada pelo estudo da EPE, em 2012, denominado Projeção da demanda de energia elétrica, referente ao período de 2013 a 2022, pode-se afirmar que:
O consumo da classe comercial apresentou um leve decaimento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 12,6% em 2012, e existe uma projeção de aumento para 10,7% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 17,6%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 20,7% em 2022.
O consumo da classe comercial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 17,6% em 2012, e existe uma projeção de aumento para 20,7% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou uma leve diminuição no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 27,2%, seguido de 26,1%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 26,6% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 27,2%, seguido de 28,1%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 30,4% em 2022.
Qual das seguintes alternativas melhor define as principais características do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB)?
Opera sob autorização da presidência da república e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento regulado para garantir a gestão tarifária da energia.
Opera em conjunto com o Governo Federal, fornecendo serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
É um órgão que opera sob autorização do Governo Estadual e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
Opera sob contrato com o Governo Federal e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população de uma determinada localidade, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
Opera sob autorização do Governo Federal e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado, visando assegurar a gestão do compromisso da segurança do suprimento e modicidade tarifária no curto, médio e longo prazo.
Na GD, a geração de energia é dividida em minigeração de potência instalada que vai de 1kW a 100 MW.
De forma mais elaborada, a geração distribuída (GD) é a produção descentralizada de energia no próprio local ou nas proximidades de onde tal energia é utilizada.
O aumento da necessidade de linhas de transmissão de energia e o caráter descentralizado do sistema fazem com que os custos e impactos ambientais próprios da geração convencional sejam evitados.
A GD aumenta os impactos ambientais advindos da construção de reservatórios e de longas linhas de transmissão para transporte de energia.
Consumidores independentes geralmente utilizam fontes renováveis de energia, tais como a energia solar, a carvão, a eólica, a biomassa e a hidráulica.
A Geração Distribuída (GD), além de ser uma área-chave para a sustentabilidade e geração de energia limpa, causa um grande impacto em todo o sistema de transmissão e distribuição de energia, uma vez que altera toda a concepção do sistema atual se tornando um tema chave de alta criticidade.
Tal impacto foi graças:
Ao sistema de telecomunicação que consegue dar suporte para os sistemas de gerenciamento e controle.
Ao advento das novas tecnologias de geração de energia de forma distribuída.
À crise hídrica que o Brasil está enfrentando.
Às usinas hidrelétricas que não têm reservatório.
A um cenário que envolve regiões distantes com uma quantidade populacional.
Leia as afirmativas a seguir, acerca do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB).
I ) Em 1997, foi criado o Conselho Nacional de Política Energética - CNPE que tem por objetivos: promover o aproveitamento racional de energia, a proteção ao consumidor em termos de preços, qualidade e oferta de produtos, a proteção ao meio ambiente, o incremento do uso do gás natural, a utilização de fontes renováveis de energia, a promoção da livre concorrência, a ampliação da competitividade e a atração de capitais para a produção de energia.
II) A partir de 2003, o governo federal projetou um novo modelo para o setor elétrico brasileiro, em consoante com Agência Nacional de Energia Életrica (BRASIL, ANEEL, 2008), em que estabeleceu regras explícitas para a contratação de energia nos ambientes livre e regulado.
III) A reformulação do setor elétrico iniciou-se em 1995, conhecida como a Lei de Concessões dos Serviços Públicos, a partir das quais foram estabelecidas as bases para um novo modelo institucional do setor elétrico.
São verdadeiras as afirmativas:
Somente I, II são verdadeiras.
Apenas a I.
Apenas a III.
São verdadeiras I,II e III.
Somente I e III verdadeiras.
Analise as assertivas a seguir sobre os componentes de um sistema de geração de energia elétrica:
I. Os principais componentes de um sistema de geração de energia elétrica são: máquina primária, geradores, transformador, sistemas de controle, comando e proteção.
II. O transformador elétrico é o componente fundamental para a compatibilização do nível de tensão de saída com o nível de tensão de entrada, ao qual o grupo gerador será ligado.
III. Para a interligação de um grupo gerador à rede de transmissão, é necessário que exista o controle da tensão de saída do gerador.
IV. Para a interligação de um grupo gerador à rede de transmissão, é não é necessário que exista o sincronismo com a rede.
A alternativa que apresenta apenas assertivas corretas é:
I e II.
II, III e IV.
III e IV.
II e III.
I, II e III.
Observe a figura a seguir:

Com relação à projeção de consumo de energia elétrica realizada pelo estudo da EPE, em 2012, denominado Projeção da demanda de energia elétrica, referente ao período de 2013 a 2022, pode-se afirmar que:
O consumo da classe comercial apresentou um leve decaimento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 12,6% em 2012, e existe uma projeção de aumento para 10,7% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 17,6%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 20,7% em 2022.
O consumo da classe comercial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 17,6% em 2012, e existe uma projeção de aumento para 20,7% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou uma leve diminuição no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 27,2%, seguido de 26,1%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 26,6% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 27,2%, seguido de 28,1%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 30,4% em 2022.
Qual das seguintes alternativas melhor define as principais características do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB)?
Opera sob autorização da presidência da república e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento regulado para garantir a gestão tarifária da energia.
Opera em conjunto com o Governo Federal, fornecendo serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
É um órgão que opera sob autorização do Governo Estadual e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
Opera sob contrato com o Governo Federal e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população de uma determinada localidade, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
Opera sob autorização do Governo Federal e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado, visando assegurar a gestão do compromisso da segurança do suprimento e modicidade tarifária no curto, médio e longo prazo.
Ao sistema de telecomunicação que consegue dar suporte para os sistemas de gerenciamento e controle.
Ao advento das novas tecnologias de geração de energia de forma distribuída.
À crise hídrica que o Brasil está enfrentando.
Às usinas hidrelétricas que não têm reservatório.
A um cenário que envolve regiões distantes com uma quantidade populacional.
Leia as afirmativas a seguir, acerca do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB).
I ) Em 1997, foi criado o Conselho Nacional de Política Energética - CNPE que tem por objetivos: promover o aproveitamento racional de energia, a proteção ao consumidor em termos de preços, qualidade e oferta de produtos, a proteção ao meio ambiente, o incremento do uso do gás natural, a utilização de fontes renováveis de energia, a promoção da livre concorrência, a ampliação da competitividade e a atração de capitais para a produção de energia.
II) A partir de 2003, o governo federal projetou um novo modelo para o setor elétrico brasileiro, em consoante com Agência Nacional de Energia Életrica (BRASIL, ANEEL, 2008), em que estabeleceu regras explícitas para a contratação de energia nos ambientes livre e regulado.
III) A reformulação do setor elétrico iniciou-se em 1995, conhecida como a Lei de Concessões dos Serviços Públicos, a partir das quais foram estabelecidas as bases para um novo modelo institucional do setor elétrico.
São verdadeiras as afirmativas:
Somente I, II são verdadeiras.
Apenas a I.
Apenas a III.
São verdadeiras I,II e III.
Somente I e III verdadeiras.
Analise as assertivas a seguir sobre os componentes de um sistema de geração de energia elétrica:
I. Os principais componentes de um sistema de geração de energia elétrica são: máquina primária, geradores, transformador, sistemas de controle, comando e proteção.
II. O transformador elétrico é o componente fundamental para a compatibilização do nível de tensão de saída com o nível de tensão de entrada, ao qual o grupo gerador será ligado.
III. Para a interligação de um grupo gerador à rede de transmissão, é necessário que exista o controle da tensão de saída do gerador.
IV. Para a interligação de um grupo gerador à rede de transmissão, é não é necessário que exista o sincronismo com a rede.
A alternativa que apresenta apenas assertivas corretas é:
I e II.
II, III e IV.
III e IV.
II e III.
I, II e III.
Observe a figura a seguir:

Com relação à projeção de consumo de energia elétrica realizada pelo estudo da EPE, em 2012, denominado Projeção da demanda de energia elétrica, referente ao período de 2013 a 2022, pode-se afirmar que:
O consumo da classe comercial apresentou um leve decaimento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 12,6% em 2012, e existe uma projeção de aumento para 10,7% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 17,6%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 20,7% em 2022.
O consumo da classe comercial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 17,6% em 2012, e existe uma projeção de aumento para 20,7% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou uma leve diminuição no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 27,2%, seguido de 26,1%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 26,6% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 27,2%, seguido de 28,1%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 30,4% em 2022.
Qual das seguintes alternativas melhor define as principais características do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB)?
Opera sob autorização da presidência da república e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento regulado para garantir a gestão tarifária da energia.
Opera em conjunto com o Governo Federal, fornecendo serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
É um órgão que opera sob autorização do Governo Estadual e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
Opera sob contrato com o Governo Federal e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população de uma determinada localidade, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
Opera sob autorização do Governo Federal e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado, visando assegurar a gestão do compromisso da segurança do suprimento e modicidade tarifária no curto, médio e longo prazo.
Somente I, II são verdadeiras.
Apenas a I.
Apenas a III.
São verdadeiras I,II e III.
Somente I e III verdadeiras.
Analise as assertivas a seguir sobre os componentes de um sistema de geração de energia elétrica:
I. Os principais componentes de um sistema de geração de energia elétrica são: máquina primária, geradores, transformador, sistemas de controle, comando e proteção.
II. O transformador elétrico é o componente fundamental para a compatibilização do nível de tensão de saída com o nível de tensão de entrada, ao qual o grupo gerador será ligado.
III. Para a interligação de um grupo gerador à rede de transmissão, é necessário que exista o controle da tensão de saída do gerador.
IV. Para a interligação de um grupo gerador à rede de transmissão, é não é necessário que exista o sincronismo com a rede.
A alternativa que apresenta apenas assertivas corretas é:
I e II.
II, III e IV.
III e IV.
II e III.
I, II e III.
Observe a figura a seguir:

Com relação à projeção de consumo de energia elétrica realizada pelo estudo da EPE, em 2012, denominado Projeção da demanda de energia elétrica, referente ao período de 2013 a 2022, pode-se afirmar que:
O consumo da classe comercial apresentou um leve decaimento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 12,6% em 2012, e existe uma projeção de aumento para 10,7% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 17,6%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 20,7% em 2022.
O consumo da classe comercial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 17,6% em 2012, e existe uma projeção de aumento para 20,7% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou uma leve diminuição no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 27,2%, seguido de 26,1%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 26,6% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 27,2%, seguido de 28,1%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 30,4% em 2022.
Qual das seguintes alternativas melhor define as principais características do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB)?
Opera sob autorização da presidência da república e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento regulado para garantir a gestão tarifária da energia.
Opera em conjunto com o Governo Federal, fornecendo serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
É um órgão que opera sob autorização do Governo Estadual e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
Opera sob contrato com o Governo Federal e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população de uma determinada localidade, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
Opera sob autorização do Governo Federal e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado, visando assegurar a gestão do compromisso da segurança do suprimento e modicidade tarifária no curto, médio e longo prazo.
I e II.
II, III e IV.
III e IV.
II e III.
I, II e III.
Observe a figura a seguir:

Com relação à projeção de consumo de energia elétrica realizada pelo estudo da EPE, em 2012, denominado Projeção da demanda de energia elétrica, referente ao período de 2013 a 2022, pode-se afirmar que:
O consumo da classe comercial apresentou um leve decaimento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 12,6% em 2012, e existe uma projeção de aumento para 10,7% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 17,6%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 20,7% em 2022.
O consumo da classe comercial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 17,6% em 2012, e existe uma projeção de aumento para 20,7% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou uma leve diminuição no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 27,2%, seguido de 26,1%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 26,6% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 27,2%, seguido de 28,1%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 30,4% em 2022.
Qual das seguintes alternativas melhor define as principais características do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB)?
Opera sob autorização da presidência da república e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento regulado para garantir a gestão tarifária da energia.
Opera em conjunto com o Governo Federal, fornecendo serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
É um órgão que opera sob autorização do Governo Estadual e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
Opera sob contrato com o Governo Federal e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população de uma determinada localidade, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
Opera sob autorização do Governo Federal e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado, visando assegurar a gestão do compromisso da segurança do suprimento e modicidade tarifária no curto, médio e longo prazo.

O consumo da classe comercial apresentou um leve decaimento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 12,6% em 2012, e existe uma projeção de aumento para 10,7% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 17,6%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 20,7% em 2022.
O consumo da classe comercial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 15,5%, tendo um aumento significativo de 17,6% em 2012, e existe uma projeção de aumento para 20,7% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou uma leve diminuição no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 27,2%, seguido de 26,1%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 26,6% em 2022.
O consumo da classe industrial apresentou um leve aumento no decorrer dos anos: em 2000, apresentou 27,2%, seguido de 28,1%, em 2012, e existe uma projeção de aumento para 30,4% em 2022.
Qual das seguintes alternativas melhor define as principais características do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB)?
Opera sob autorização da presidência da república e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento regulado para garantir a gestão tarifária da energia.
Opera em conjunto com o Governo Federal, fornecendo serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
É um órgão que opera sob autorização do Governo Estadual e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
Opera sob contrato com o Governo Federal e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população de uma determinada localidade, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
Opera sob autorização do Governo Federal e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado, visando assegurar a gestão do compromisso da segurança do suprimento e modicidade tarifária no curto, médio e longo prazo.
Opera sob autorização da presidência da república e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento regulado para garantir a gestão tarifária da energia.
Opera em conjunto com o Governo Federal, fornecendo serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
É um órgão que opera sob autorização do Governo Estadual e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
Opera sob contrato com o Governo Federal e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população de uma determinada localidade, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado.
Opera sob autorização do Governo Federal e deve fornecer serviços públicos de eletricidade à população, sendo o seu funcionamento altamente regulamentado, visando assegurar a gestão do compromisso da segurança do suprimento e modicidade tarifária no curto, médio e longo prazo.